Modalidades

ballet é um estilo de dança que se originou nas cortes da Itália renascentista e que se desenvolveu, principalmente, na Inglaterra, Rússia e França. O ballet é uma das modalidades de dança mais conhecidas e com maior influência mundial. Essa dança possui vocabulário próprio, assim como vestimentas especiais. As apresentações contam com uma dramatização da música apresentada e é preciso ter fluidez e delicadeza nos movimentos, mesmo quando em ponta. Os princípios básicos do balé são: postura ereta; uso do en dehors, movimentos circulares dos membros superiores, verticalidade corporal, disciplina, leveza, harmonia e simetria. Desenvolve a flexibilidade.

jazz é uma forma de comunicação através da dança. Nele os bailarinos  utilizam-se da expressão pessoas e do improviso para criar coreografias e passar sentimentos a quem assiste. Assim como a música, a dança que leva o mesmo nome, vieram de afrodescendentes que viviam nos Estados Unidos e por isso exala tanta força. Hoje, apesar de ainda ser utilizado, o jazz não é o principal ritmo musical para acompanhar essa dança. O jazz dance pode ser descrito como uma manifestação corporal acompanhada de música, marcada pela polirritmia, movimentos sincopados (quando há rompimento dos movimentos já internalizados e estabelecem-se outros padrões de movimentos) e pelo swing. Desenvolve agilidade e capacidade de expressão.

musikids é a parte do jazz que dedicamos as crianças. Como dissemos acima, o jazz precisa de muita interpretação da música e expressão muito forte, o que pode ser um pouco mais complicado para as crianças que estão começando no universo da dança. Por isso criamos uma modalidade especial para eles, onde começamos a desenvolver esse conhecimento do ritmo, mas ainda apresentamos coreografias já construídas e marcadas. Dessa forma eles podem aprender na prática a parte de interpretação e expressão, além de desenvolverem bem mais rápido a capacidade de improvisar sobre o ritmo base.

Apesar de não termos muitas informações  sobre a origem do sapateado, ele é um dos mais lindos estilos de dança, pois também faz a música. Para que o som seja limpo, é preciso um sapato apropriado com o trap e também um tablado. Existem dois principais estilos de sapateado, o irlandês – Irish Tap Dance – e o norte-americano – Tap Dance, A principal diferença entre eles está no tronco. No primeiro estilo os membros superiores permanecem imóveis durante toda a dança, apenas os pés se movem, Já no segundo, todo o corpo faz parte da dança. Essa dança trabalha ritmo e a coordenação dos praticantes.