O Judô
Judô significa caminho suave, pois apesar de se tratar de um esporte de combate, essa arte marcial não é voltada para a violência. Ao invés disso, seus principais objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito. O esporte também é muito utilizado para a defesa pessoas, pois utiliza a força do adversário contra ele. Sendo assim, pessoas mais “fracas” ou menores conseguem praticá-la.
O judô foi fundado por Jigoro Kano em 1882 no Japão. E só começou a aparecer no Brasil no fim da década de 1910 com os mestres Takaji Saigo e Mitsuyo Maeda que, além das aulas, faziam desafios e apresentações públicas para divulgar o esporte. Nessa época era alto o número de imigrantes japoneses vindo para terras brasileiras.
A confederação Brasileira de Judô foi fundada em 18 de março de 1969 mas apenas foi reconhecida por decreto em 1972. Hoje em dia o judô é reconhecido como um esporte saudável e indicado para todas as idades. E também é do judô o mérito de ser o esporte individual brasileiro que mais conseguiu medalhas olímpicas.
Prática e regras
Para praticar o judô é necessário fazer uso do Judogui, popularmente chamado de kimono, na cor branca ou azul. O judogui é composto pelo casaco (Uwagi), pela calça (Shitabaki) e também pela faixa (obi). E é através da faixa que sabemos a graduação do praticante: branca, cinza, azul, amarela, laranja, verde, roxa, marrom, preta – 1º ao 5º Dan, Vermelha e Branca (ou coral) – do 6º ao 8º Dan, vermelha – 9º e 10º Dan.
As lutas de judô tem, no máximo, 5 minutos e são praticadas num tatame de formato quadrado (de 14 a 16 metros de lado). Vence quem conquistar o Ippon primeiro ou, ao final do tempo, obtiver mais vantagens.
Ippon: é o golpe mais importante, pois concede o ponto completo e a vitória no combate. O ippon é conquistado quando um judoca consegue derrubar o adversário, imobilizando-o, com as costas ou ombros no chão durante 30 segundos. Quando o ippon é concretizado o combate se encerra.
Wazari: Outra forma de conquistar o ippon é através da obtenção de dois wazari, que valem meio ponto (vantagem). O wazari é um ippon que foi aplicado de forma incompleta, ou seja, o adversário cai sem ficar com os dois ombros no tatame.
Não pode: golpear o rostro do adversário ou deferir golpes que possam provocar lesões no pecoço ou vértebras. Quando estes golpes são praticados, o lutador é penalizado e, em caso de reincidência, pode ser desclassificado.