Como se preparar para uma competição?

Cada atleta tem uma forma de preparar para competições. Quando falamos de esportes de contato, tudo começa com o trabalho psicológico. Quando falamos sobre luta alguns fatores, como a concentração e a confiança são de extrema importância. O atleta precisa ter em mente as rotinas de treino, os golpes e até mesmo as regras da competição, mas também a convicção de que é capaz de ganhar a disputa que se iniciará. Trabalhar o psicológico do atleta é uma função do treinador, mas que precisa do auxilio dos familiares.

Antes de uma competição, também é muito importantes tomar alguns cuidados com a alimentação. Evitar alimentos gordurosos, por exemplo, é um deles. Alimentos com muita gordura são mais difíceis de digerir, sendo assim, causam sensação de desconforto. Alimentos muito fibrosos também não são muito indicados em dias de competição. É importante consumir alguma fonte de proteína magra, pois ela te ajudará a ter energia e é de fácil digestão. Os carboidratos também são importantes, mas a quantidade depende do atleta e da atividade que irá realizar.

Quando a competição é muito importante, os treinos são intensificados e focados. Isso pode ajudar o atleta a perceber quais são os alimentos que os favorecem e os que acabam, de alguma forma, o prejudicando. Também é mais fácil realizar a avaliação psicológica do competidor durante esses treinos de alta intensidade. Aliar uma boa preparação psicológica com uma alimentação adequada, é uma das grandes chaves para ser um competidor exemplar.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *